sábado, 27 de março de 2010

Apascentando ovehas ou entretendo bodes ?






Um mal acontece no arraial professo do Senhor, tão flagrante na sua impudência, que até o menos perspicaz dificilmente falharia em notá-lo. Este mal evoluiu numa proporção anormal, mesmo para o erro, no decurso de alguns anos. Ele tem agido como fermento até que a massa toda levede.



O demônio raramente fez algo tão engenhoso, quanto insinuar à Igreja que parte da sua missão é prover entretenimento para o povo, visando alcançá-los. De anunciar em alta voz, como fizeram os puritanos, a Igreja, gradualmente, baixou o tom do seu testemunho e também tolerou e desculpou as leviandades da época. Depois, ela as consentiu em suas fronteiras. Agora, ela as adota sob o pretexto de alcançar as massas.


Meu primeiro argumento é que prover entretenimento ao povo, em nenhum lugar das Escrituras, é mencionado como uma função da Igreja. Se fosse obrigação da Igreja, porque Cristo não falaria dele? "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Lc.16:15). Isto é suficientemente claro. Assim também seria, se Ele adicionasse "e provejam divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho". Tais palavras, entretanto, não são encontradas. Nem parecem ocorrer-Lhe.



Em outra passagem encontramos: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres"(Ef.4:11). Onde entram os animadores? O Espírito Santo silencia, no que se refere a eles. Os profetas foram perseguidos por agradar as pessoas ou por oporem-se a elas?


Em segundo lugar, prover distração está em direto antagonismo ao ensino e vida de Cristo e seus apóstolos. Qual era a posição da Igreja para com o mundo? "Vós sois o sal da terra" (Mt.5:13), não o doce açúcar – algo que o mundo irá cuspir, não engolir. Curta e pungente foi a expressão: "Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos"(Mt.8:22). Que seriedade impressionante!Cristo poderia ter sido mais popular, se tivesse introduzido mais brilho e elementos agradáveis a sua missão, quando as pessoas O deixaram por causa da natureza inquiridora do seu ensino.

Porém, eu não O escuto dizer: "Corre atrás deste povo Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo diferente de culto amanhã; algo curto e atrativo, com uma pregação bem pequena. Teremos uma noite agradável para eles. Diga-lhes que, por certo, gostarão. Seja rápido, Pedro, nós devemos alcançá-los de qualquer jeito!".


Jesus compadeceu-se dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca pretendeu entretê-los.

Em vão as epístolas serão examinadas com o objetivo de achar nelas qualquer traço do evangelho do deleite. A mensagem que elas contêm é: "Saia, afaste-se, mantenha-se afastado!

Eles tinham enorme confiança no evangelho e não empregavam outra arma.

Depois que Pedro e João foram presos por pregar o evangelho, a Igreja reuniu-se em oração, mas não oraram: "Senhor, permite-nos que pelo sábio e judicioso uso da recreação inocente, possamos mostrar a este povo quão felizes nós somos". Dispersados pela perseguição, eles iam por todo mundo pregando o evangelho. Eles "viraram o mundo de cabeça para baixo". Esta é a única diferença! Senhor, limpe a tua Igreja de toda futilidade e entulho que o diabo impôs sobre ela e traze-a de volta aos métodos apostólicos.


Por fim, a missão do entretenimento falha em realizar o objetivo a que se propõe. Ela produz destruição entre os jovens convertidos. Permitam que os negligentes e zombadores, que agradecem a Deus porque a Igreja os recebeu no meio do caminho, falem e testifiquem! Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por um evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através de um concerto musical. Levante-se e fale o bebado para quem o entretenimento na forma de drama foi um elo no processo de sua conversão! A resposta é óbvia: a missão de promover entretenimento não produz convertidos verdadeiros.


O que os pastores precisam hoje, é crer no conhecimento aliado a espiritualidade sincera; um jorrando do outro, como fruto da raiz. Necessitam de doutrina bíblica, de tal forma entendida e experimentada, que ponham os homens em chamas.




Autor: C.H. Spurgeon


Biblioteca Reformada


ARPAV

http://somente-jesus.blogspot.com/

4 comentários:

Flavio Eduardo disse...

Ingrid,

Vi um post seu em um outro blog, que tocava no assunto a respeito de sair da igreja. Eu tb saí de uma igreja em células. Como entro em contato com vc? Meu email: worshipper.flavio@gmail.com.

Que o Senhor seja contigo, em nome de Jesus.

Anônimo disse...

Olá Ingrid,
Parabéns pelo Blog. É um belo trabalho que está realizando aqui. Já estou seguindo!

Quero aproveitar pra lhe convidar a visitar e também seguir meu blog. Será uma honra tê-la como leitora. Seus comentários também serão sempre muito bem-vindos.

Visite: www.teologiainteligente.blogspot.com

Juntos seremos mais eficazes na proclamação do Evangelho de Cristo !!!
Te espero lá...
Graça e Paz !!!

JamesCondera disse...

.


Graça e paz vos sejam multiplicadas.



Irmã INGRID,


Precisamos com urgência delimitar a diferença entra a “Igreja de Cristo e as “igrejas comunidades criadas por homens”, pois, existe um abismo intransponível nesta diferença...

... porque, sem dúvida alguma, as coisas mirabolantes que temos presenciado nas chamadas “igrejas”, jamais iriam ou irão acontecer na “Igreja de Cristo”, Jesus afirmou isto quando diz: “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”...

... na “Igreja de Cristo”, os templos somos nós, e não de tijolos...

Se pararmos para refletir um pouco sobre o que os evangélicos delinearam em suas vidas religiosas, poderemos entender um pouco mais sobre este segmento, que pouco tem de bíblico.

Aliás, reflita neste comentário feito na Rede Social Conselho de Pastores:

Pr Rogerio Ribeiro disse:
Acho que está havendo uma certa confusão entre o que é bíblico e o que nós (denominações) fazemos.


Notou?? Quando defrontamos a verdade bíblica com o que os pastores evangélicos estão ensinando, precisamos nos prostrar cada dia mais com o rosto no pó e louvar, louvar, louvar, louvar, louvar ao Deus da nossa Salvação, pois, graças ao Senhor Deus que enviou a Sua Luz e Sua Verdade aos nossos corações!

Oremos!!

Deus a abençoe e aos seus ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


Irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"



...
..
.

JamesCondera disse...

.


Graça e paz vos sejam multiplicadas.



Irmã INGRID,


Em verdade, há um sentimento pela Palavra de Deus que tem trago muitos a abrirem seus olhos para as denominações ou igrejas templos, muitos têm encontrado a esperança que Jesus Cristo nos trouxe na cruz, a salvação, e não a emoção barata da carne entre músicas e pregações eloquentes dos homens.

E, é neste intuito que venho fazer-lhe um convite para que possas nos dar a alegria de fazer uma visita, e se melhor for, afiliar-se, a nossa modesta Rede Social Comunidade "Adoradores em Casas", onde reúne irmãos em Cristo que, através do evangelho de Jesus vislumbram o falido sistema protestante de imposições humanas nas denominações!


Deus a abençoe ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


Irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"



...
..
.