terça-feira, 19 de abril de 2011

A questão do dízimo. Muito esclarecedor !




Bom, como todos devem saber este é um dos pontos defendido com unhas e dentes pelo sistema religioso moderno. De forma resumida e bastante clara o dízimo não faz parte da Nova Aliança. Na bíblia você não vai encontrar Jesus ensinando seus discípulos a dizimarem, bem como não vai encontrar em nenhum momento os discípulos ensinando tal coisa posteriormente. Não é estranho algo que não foi ensinado nem por Jesus nem por seus discípulos ser hoje o assunto mais batido na igreja? 

O fato é que quando na Antiga Aliança o dízimo foi instituído como ordenança para o povo de Deus havia um propósito muito bem definido de onde ele deveria ser empregado. Veja: Deuteronômio 14:27-29

"Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem."

Para que então servia o dízimo do povo de Deus? Para suprir a necessidade dos Levitas que não tinham herança, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas.
De forma "mais bíblica" podemos dizer que se desejam continuar com a doutrina do dízimo, o mesmo deve continuar a cumprir o seu propósito com: estrangeiros, órfãos e viúvas. Porque não mencionei os Levitas? Simplesmente porque não existe mais sacerdócio levítico na Nova Aliança. 

Por que não existe? Porque os seus serviços só eram necessários enquanto o templo de pedra estava de pé, e como você já deva saber, do mesmo só ficou pedra sobre pedra, exatamente como Jesus havia predito. O véu se rasgou, o templo caiu e hoje nós somos o templo. Também havia uma outra razão de Jesus não ter ensinado sobre o dízimo, Ele não tinha autoridade para fazer isso. Por que não? Porque Ele era da tribo de Judá, (poderia vir alguma coisa boa de Judá?) logo não sendo um levita, descendente de Levi, não poderia administrar o dízimo. Se Ele fizesse isso estaria descumprindo a lei. Por isso quando Jesus fala sobre o dízimo em Mateus 23:23 ele está tratando com homens ainda debaixo da lei, pois Jesus ainda não havia consumado a sua missão, a Nova Aliança ainda não estava em vigor. Jesus estava dizendo para aqueles homens que eles não poderiam cumprir apenas alguns pontos da lei, pois se tropeçassem em um só ponto seriam condenados por toda a lei. 

Por isso Jesus declarou que veio para cumprir a lei(de uma vez por todas) e então estabelecer a Nova Aliança, o tempo de Graça, do favor imerecido, porque é simplesmente impossível para qualquer homem viver 100% debaixo da lei e assim ser justificado por ela. 

Quando você começa a ser esclarecido pela palavra de Deus você começa a entender porque a igreja moderna está do jeito em que está. 

Primeiro, se ressuscitam o templo(sem valor na Nova Aliança, pois nós somos o templo), obviamente vão precisar ressuscitar os sacerdócios(Levítico e Arônico)que o administravam(também sem valor na Nova Aliança, Ele nos fez a todos sacerdotes, segundo a ordem de Melquisedeque), como também a antiga forma de sustentar as despesas(sem valor na Nova Aliança, pois aprendemos que tudo o que temos pertence a Deus, não somente 10% mensais.) Assim o "cristão" não esclarecido continua preservando lugares especiais, pessoas especias, datas especias, sendo que nada disso encontramos na igreja primitiva. 

Não encontramos templos construídos pelos primeiros cristão, pois eles se reuniam em suas próprias casas. Não encontramos pessoas especiais se assentando acima das outras na igreja primitiva, pois eles estavam muito bem conscientes de que os dons pertencem a Deus e que todos eram iguais diante dEle. 

Acho engraçado que os defensores do dízimo declaram que os anti-dízimo são avarentos. Não discordo que de fato deva existir "não dizimistas" avarentos. Contudo, olhemos para os primeiros cristãos. Leia o livro de Atos e você não encontrará nenhum deles dando 10%, você encontrará cristãos verdadeiros, que entenderam o que é priorizar o reino de Deus, vendendo suas terras e bens e depositando aos pés dos apóstolos, de maneira que tudo o que era arrecadado, não servia para o capricho de construir templos ou para salários do clero, mas sim para que aquela grande família não tivesse necessidade alguma. Atos 4:32-34
"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns."

"Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha."
Que glória"! Esta era a igreja e é assim que ela deve continuar sendo!

Olhe para os templos hoje, milhares de pessoas aglomeradas, centenas delas necessitadas(precisando de alimento, roupas, alguns sem ter o que comer ou um botijão de gás para preparar o seu alimento, etc...) e o que elas ouvem? "Tragam mais dinheiro e o Senhor te abençoará"; "Nem pensem em deixar de trazer pois estarão debaixo de maldição!";" Não roubem a Deus!"

Espere ai! Quem está roubando a Deus? Se o dízimo deveria estar sendo usado para a necessidade dos pobres, órfãos e viúvas e não para pagar o salário do pastor do templo, do obreiro do templo, do músico do templo, do aluguel do templo, da água e luz do templo, do telefone do templo, da internet do templo, da construção do templo, do ar condicionado do templo, do altar de mármore do templo, da gráfica que imprime os envelopes de dízimos e campanhas do templo, da oferta gorda do renomado que vem pregar no templo, presente de aniversário pro pastor do templo, carro pro pastor do templo, terno pro pastor do templo............

Quantos templos existem em sua cidade? Quantos deles sustentam uma obra de recuperação de drogados? Sustentam um asilo de idosos? Projetos com meninos de rua? Projetos de recuperação de prostitutas? Assistência a famílias carentes? Meu Deus! Eles ainda tem a cara de pau de fazer campanha do quilo, ou seja, além de você muitas vezes sem poder, ter que levar 10% ainda tem que levar o alimento. Deste alimento fazem, dependendo do tamanho do templo, 5,10,20 cestas básicas, onde 3 fica pro pastor, pra ele não precisar mexer no salário dele e o restante anunciam em praça pública e nos telhados para todos saberem que estão fazendo a obra de Deus. 

Hipocrisia! Quem está roubando a Deus? Outra coisa que não tem cabimento é o seguinte. Você deixa de dizimar e segundo eles está roubando a Deus, se está roubando então você é um ladrão e os ladrões não serão salvos, como consequência disso você não pode exercer nenhuma função junto a igreja, no caso da igreja moderna, você é destituído do seu cargo de obreiro, músico, presbítero ou seja o que for até que coloque a sua dívida em dia. Em alguma igrejas você já pode fazer isso em 6 vezes no cartão. Saiba que tudo isso é mentira! É um engodo para que eles possam manter esta máquina de engano(o sistema religioso que inventaram) funcionando. 

Percebe o que estão fazendo? Estão colocando algo sem valor algum na Nova Aliança numa posição acima até mesmo do próprio sacrifício de Cristo. Não é o dízimo que diz quem você é na igreja, que parte você é do corpo, é Deus, é o Espírito Santo quem te capacita para cumprir a sua parte e homem algum tem o direito de censurar o sacerdócio que você recebeu de Jesus. 

Jesus nos fez a todos sacerdotes, primeiro para zelarmos por nossa própria vida que é o verdadeiro templo do Espírito Santo, segundo para fortalecermos os mais fracos na fé, ajudá-los a crescer em fé para então desempenhar suas funções com alegria. A verdadeira igreja de Jesus funciona por meios de inclusão e não de exclusão. Quantas pessoas com dons maravilhosos do Espírito Santo estão confinadas nos bancos de “igreja” se sentindo inferiores, rejeitados e humilhados só porque um sabichão qualquer é quem decide quem é e quem não é, quem pode e quem não pode. Tomaram o lugar de Deus e estão a todo o momento retendo a Sua glória para si mesmos.
A esta altura você já deve ter percebido que o teor das minhas palavras são de total indignação. Deixe eu respirar um pouco.

O que precisamos entender é que 10%, para quem entende o reino de Deus, é verdadeiramente uma miséria. Logo a questão não é o quanto você contribui religiosamente todo mês, mas sim a sua sensibilidade para contribuir com liberalidade de acordo com a necessidade da ocasião. Nossa atenção deve estar primeiramente voltada aos da família da fé, para a igreja que se reúne com você. Depois para as pessoas necessitadas a nossa volta, da nossa cidade. Depois obra missionaria mundo a fora. O verdadeiro cristão está sempre a procura de meios para fluir desta forma para com o reino de Deus. Não fica sentado esperando que alguém bata a sua porta e lhe peça esmola. Temos a consciência de que um dia vamos dar conta de tudo diante Deus, principalmente dos recursos que o Senhor nos dá e será naquele dia que vamos conhecer todos aqueles que gastaram mais com suas vaidades ou com o reino dEle. 

Por tanto esqueça este negócio de que Deus olha o teu coração e não importa o que o pastor está fazendo com o dinheiro. Claro que importa! Você é quem vai dar conta da sua própria administração, então tome muito cuidado para não tornar vão o recurso que o Senhor te dá.
Vidas não são tijolos!


3 comentários:

Anônimo disse...

Sr. como é que as igrejas manterão as portas abertas? como pagarão aluguéis,enrgia, telefone? com pagarão pessoas para cuidarem de estar tudo pronto para a realização dos cultos? como prestarão serviço social sem que tenham recursos?Quem cuidará da ministração do evangelho? como se susterá o responsável pelo rebanho de fieis que ali congregarem?

Anônimo disse...

Parabéns, muito bom o texto. Faço teologia e foi bem colocado suas observações. Porém me questiono: Jesus não aboliu o dizimo, apenas não foi comentado, como diversas outras situações do velho testamento. Se Jesus não advertiu de pararmos de dizimar, por que devemos parar? Independente se o uso é para o templo ou bolso do pastor, pois isso ele se acertará com Deus. Como teologia não é exata, tenho receio de dar certo algo que não é verdade

Anônimo disse...

Outra questão, se eu entendo que Cristo é nova aliança, e essa nova aliança consiste em esquecer todo o velho testamento, 99,999% estamos fadados a não salvação, pois várias leis penais e nossa moral cristã atual são baseadas no velho testamento. Detalhe também que o dizimo vem antes da lei, com abraao, como tratamos isso? Sou de uma igreja evangelica de pequeno porte, onde todos os pastores trabalham, e passam dificuldades, são policias, advogados, e creio hoje que o dizimo é um mandamento fiel de Deus. Não nasci na igreja, vim do mundo e acreditava que todo pastor era ladrão e todo "crente" tinha sido feito lavagem cerebral, rsss.